São champions um pouco diferentes...
Brand é um AP puro... Tem uma boa damage, e consegue controlar bem o mid, mas não tem grande sustain... Depende muito de acertares o Pillar of flames, mas tem bastante AoE (ulti e pillar of flames), como disses-te o stun é um pouco dificil de acertar mas no 1vs1, consegues facilmente!
A vayne, é o puro carry AD... Nao tem grande range, nao tanto como o ezreal, mas tem uma damage brutalissima... O ulti dela, se usado no momento certo, pode destruir uma equipa toda completamente!
Depois o Ezreal, é o champion mais versátil dessa lista... Pode ser AD e AP... Pelo menos, há quem jogue das duas formas com ele... Nunca joguei com ele, mas, tem um combo bastante interessante, tem uma abilidade de escapar, tal como a vayne (q + e)... Tem um dos melhores ultis do jogo na minha opiniao...
Mas o melhor é mesmo pedires a alguem conhecido que os tenha e experimentas, pq apesar de poderes ler várias coisas sobre os champs, o gameplay de cada um pode atraissoar-te, portanto o melhor e mesmo experimentar primeiro...
Anw, sou noob, estou só a escrever o que acho de cada champ, se estiver alguma coisa errada peço desculpa